FELIZ NATAL A TODOS OS VISITANTES DESTE BLOG

FELIZ NATAL A TODOS OS VISITANTES DESTE BLOG

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Sistema Solar

Competência: Registar o texto trabalhado, cuidando da sua apresentaçao gráfica, e integrá-lo em circuitos comunicativos.
Actividade: Registar os acontecimentos ocorridos na turma sobre o estudo do Sistema Solar.


No dia 23 de Janeiro, quarta-feira, tivemos uma aula diferente. Na parte da manhã, lemos um texto que nos dava várias informações sobre o planeta Plutão, que foi descoberto em 1930.
Depois fizemos uma ficha sobre “O céu tem menos um planeta”.
De tarde, fizemos de professores e explicámos aos nossos colega do 1.º ano, que o Sistema Solar tinha nove planetas, mas que o Plutão já não fazia parte do Sistema Solar porque foi considerado planeta anão.
No dia anterior tínhamos feito o Sistema Solar, na expressão plástica que nos ajudou na explicação. A seguir, cada um leu informação sobre o seu planeta e eu li sobre o Urano.
O Pedro falou do Sol, explicou que é uma estrela e que tem luz própria.
Quando acabavam de ler iam pôr o seu planeta no nosso painel da sala. Depois tiramos uma fotografia no painel do Sistema Solar.
Eu e os meus colegas gostamos desta aula.


Trabalho realizado pela Diana Cecília

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Visita a Lisboa

Competência: Registar o texto trabalhado, cuidando da sua apresentação gráfica, e integrá-lo em circuitos comunicativos.
Actividade: Dar notícias da visita de estudo a Lisboa.


Na terça-feira, dia nove de Outubro, acordámos muito cedo e ainda com sono, pois tínhamos que estar na escola às seis horas menos um quarto.
Houve um pequeno atraso do autocarro, o sr. motorista não sabia onde era a nossa escola da Estrada, em Ferreiros.
Finalmente, quando chegou, estávamos todos entusiasmados para irmos a Lisboa.
Fomos à escola de Gondizalves buscar os outros meninos e partimos com o nosso destino.
Durante a viagem o Prof. Xavier e a Prof.ª Alexandra davam explicações sobre os monumentos e as paisagens que apareciam pelo percurso.
Quando chegámos a Lisboa o primeiro monumento que visitámos foi o Mosteiro dos Jerónimos. Entrámos na igreja do Mosteiro e vimos os túmulos do Vasco da Gama e do Luís de Camões.
Em frente aos Jerónimos, estava o rio Tejo e um enorme monumento em forma de caravela que era o Padrão dos Descobrimentos.
Seguidamente, fomos para o Zoo de Lisboa. Quando lá chegámos almoçámos e no fim do almoço fomos ver o espectáculo das focas e dos golfinhos. O espectáculo foi muito divertido e alguns de nós receberam beijinhos das focas.
Terminado o espectáculo, fizemos uma visita aos animais do Zoo. Vimos macacos, pinguins, gorilas, focas, zebras, elefantes, répteis, girafas, leões, panteras, ursos,... e o cemitério dos cães e dos gatos.
No fim da visita regressámos a Braga, foi um dia muito divertido!
.
Trabalho realizado por Tiago Alexandre